Assistir O ABC da Proibição de Livros Dublado Online
A centenária Grace Linn e as crianças dos Estados Unidos se expressam contra a proibição de livros.Quando livros são banidos de certos distritos escolares, há muitas pessoas prejudicadas.
O filme dá espaço para as vozes delas ecoarem.Quando ouvimos falar de livros proibidos logo achamos se tratar de um momento vergonhoso do passado, provavelmente fruto da ascensão pretérita de governos autoritários e/ou fascistas.No entanto, O ABC da Proibição de Livros traz à tona a atualidade desse fenômeno espúrio que priva milhares de estudantes dos Estados Unidos do acesso a títulos importantes.
Não à toa, os temas mais perseguidos por pais e conselhos escolares conservadores são a liberdade individual, a igualdade de direitos da comunidade LGBTQIAPN+, além da opressão a grupos étnica, religiosa e racialmente oprimidos. É algo também visto há pouco no Brasil com a censura a O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório
Formalmente, O ABC da Proibição de Livros é bastante simples. Os diretores Sheila Nevins, Trish Adlesic e Nazenet Habtezghi forneceram a estudantes entre oito e 16 anos de idade alguns dos exemplares considerados “perigosos” pelas juntas escolares dos Estados Unidos – separados em restritos, questionados e proibidos.
Assistir O ABC da Proibição de Livros Dublado Online
A grande força desse documentário com um pouco menos de 30 minutos de duração é o conjunto de falas perplexas dos pequenos a respeito do que poderia ter motivado tantas ressalvas. É desconcertante ver meninos e meninas espantados pela proibição de um livro que fala, por exemplo, dos horrores da Segunda Guerra Mundial.
“Proibir esse livro é como apagar a história dos judeus”, diz a criança incrédula de que o tema possa ter ferido a suscetibilidade de alguém. Fica implícito que a questão da censura a livros é tão escandalosa que até mesmo a camada infantil da sociedade
Compreende a falta de sentido desse tipo de atitude censória que nos faz parecer uma coletividade imersa nas trevas obscurantistas da Idade Média. Portanto, esse curta atua em prol do diagnóstico da atual geração dominante.