Assistir As We Speak: Rap Music on Trial Dublado Online
Imagine uma música que você escreveu sendo usada contra você em um processo criminal. No documentário “As We Speak: Rap Music on Trial”, o rapper Kemba, nascido no Bronx, viaja pelo país e pela Grã-Bretanha
Entrevistando artistas e especialistas jurídicos sobre como isso tem sido mais do que uma possibilidade teórica para os rappers.Mac Phipps , por exemplo, foi condenado por homicídio culposo e passou mais de duas décadas na prisão, apesar de outro homem ter confessado o crime. (Ele foi libertado em 2021.)
Em entrevista a Kemba, ele descreve como as referências à violência em suas letras foram usadas em seu julgamento, apesar do que ele sugere ser um contexto inadequado. (Uma linha citada dizia respeito a seu pai, um veterano do Vietnã.)
Os participantes foram convidados a julgar as letras da mesma música: alguns foram informados de que eram letras de rap, outros foram informados de que eram country e outros ainda foram informados de que eram heavy metal.
Assistir As We Speak: Rap Music on Trial Dublado Online
O grupo que acreditava que as palavras eram letras de rap rotulou o compositor como tendo uma maior propensão criminosa. Quando o empresário artístico Chace Infinite argumenta que o rap é interpretado de forma mais literal do que outras músicas, o filme corta para clipes de Johnny Cash e Freddie Mercury.
Será que um júri teria dado peso legal à alegação de Cash, em canção, de ter “atirado em um homem em Reno só para vê-lo morrer”?Kemba situa a associação do rap com o crime num contexto histórico de censura à música negra.
Outro tópico, “As We Speak” imagina o próprio Kemba em julgamento, com a sua escrita a ser usada contra ele num tribunal criminal. O material encenado é um pouco pesado, mas “As We Speak” apresenta um argumento poderoso para a necessidade de ser livre para fazer arte e para a consciência pública de que a arte raramente se qualifica como prova legal.