Isabella: O Caso Nardoni é um documentário de true crime brasileiro sobre o assassinato da menina Isabella Nardoni. A menina de 5 anos foi atirada pela janela do apartamento do pai, em São Paulo. A partir dessa tragédia, a mãe embarca em uma missão em busca de justiça, e o Brasil todo acompanha o caso. O longa traz cortes de reportagens sobre o caso e depoimentos inéditos de testemunhas, familiares e criminalistas.
A equipe analisou mais de 6 mil páginas de processo, gravou 118 horas de entrevistas e reuniu mais de 5 mil itens de arquivo fotográfico vindo da mídia e do acervo da família. Baseado no livro O pior dos crimes – A história do assassinato de Isabella Nardoni, do jornalista Rogério Pagnan.
O Assassinato de Daniella Perez, Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime, O Caso Evandro e outros, a produção faz aquele arroz com feijão de reunir recortes da cobertura do crime nos noticiários e programas policiais, conversa com legistas e peritos envolvidos no caso e traz grandes depoimentos dos promotores e advogados de defesa.
Assistir Isabella: o Caso Nardoni Dublado Online
Nada, no entanto, que venha a trazer alguma novidade sobre a investigação já encerrada que culminou na prisão do casal Nardoni: Alexandre Nardoni foi sentenciado a 31 anos e um mês de prisão e Anna Carolina Jatobá condenada a cumprir uma pena de 26 anos e oito meses – hoje, ela cumpre a pena em regime aberto.
Mesmo com 1h54 minutos, a produção tem uma estrutura quase de série e conta com blocos bem definidos. Cada segmento destaca um dos desdobramentos do caso, como a repercussão pública e midiática, bem como as fragilidades no laudo. Ao mostrar exemplos de como o crime ganhou conotações até pitorescas, como a entrevista feita com o casal Nardoni passando por um detector de mentiras, a produção tenta fazer um comentário sobre espetacularização da violência, mas não vai além do básico.
Em certo momento, a produção acredita que seu grande diferencial é a reconstituição do crime (com direito a um cenário do apartamento dos Nardoni com ares de Dogville, filme de Lars von Trier). O documentário se reveste de uma almejada sobriedade com os depoimentos do promotor Francisco Cembranelli, delegados e outros profissionais envolvidos no processo, que ajudam a explicar como a pressão popular foi responsável por mover o caso na Justiça.
Esse ponto é fundamental para entender como a investigação pode ter sido prejudicada pelo seu caráter midiático. Novamente, não há muito ineditismo nesse comentário; toda transformação de um caso de polícia em sensacionalismo, seja na ficção ou nos documentários, já traz consigo essa carga.