Assistir Mato Seco em Chamas Dublado Online
Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia, a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular com a ajuda da irmã.
Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma em um ato político.Em 2013, a Polícia Militar do Distrito Federal iniciou uma grande operação contra o tráfico de drogas na cidade periférica de Ceilândia, desmantelando uma série de redes ilegais e prendendo dezesseis homens.
O documentário acompanha a operação e seus desdobramentos.É um filme que me remeteu a várias ideias do teórico Siegfried Kracauer, principalmente na ideia, um tanto quanto utópica, de que o dever da câmera é redimir a realidade, é resgatar uma natureza das aparências que é oculta a olho nu.
Na favela de Sol Nascente, a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara e sua irmã, tentam fidelizar a clientela junto ao seu poço particular. Por um lado, foi descoberto petróleo abaixo da favela Sol Nascente, na Ceilândia (DF), possibilitando a cada morador ter seu poço particular para extrair e refinar combustível (ou comprar mais barato pela vizinhança).
Assistir Mato Seco em Chamas Dublado Online
Por outro lado, este é um país que defende “Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”, resgata saudações nazistas e organiza grandes manifestações populares pelo impeachment de Dilma Rousseff, enquanto faz o sinal da arminha para posar às fotos. Nas comunidades, pessoas negras e pobres lutam por alguma forma de representação política, através do Partido do Povo Preso.
Nos desfiles pró-Bolsonaro, tolerados pela polícia, pessoas brancas, loiras e de classe média-alta defendem a manutenção de privilégios que estimam ser direitos. O roteiro está perto e distante da nossa realidade: ao invés de um sonho delirante, ele ilustra uma nação em ressaca, onde os principais fatos estão presentes, porém distorcidos, exagerados ou fora de ordem.
Por isso, as paisagens pretas, beges e cinzas que dominam a narrativa (como fazem falta as demais cores no horizonte!) adquirem ao mesmo tempo a aparência de distopia e de um cinema documental.